sábado, 25 de junho de 2011

O QUADRANTE IDEOLÓGICO DO CAPITALISMO


Conheci pessoalmente o notável psicanalista e filósofo brasileiro Prof.Marcos Oliveira no final do ano de 2008 por conta de um feliz encontro didático (fui seu aluno no curso de formação em psicanálise) e com ele também conheci a sua teoria sócio-psicanalítica original, O QUADRANTE IDEOLÓGICO DO CAPITALISMO ou A TEORIA DOS QUATRO SETORES.

Em tal teoria ele alerta quanto à existência do que chamou de ESTRUTURA IDEOFÍSICA, como uma espécie de topografia subliminar do poder, uma realidade artificial imposta de forma sistêmica para um fim programado de ajustamento das pessoas em nossa sociedade. Assim os ajustadores, bem como, os ajustados, são condicionados de forma inconsciente, numa adequação sutil, pormenorizada e coercitiva a reconhecerem e se posicionarem socialmente num mundo montado e sustentado em quatro grandes pilares ou setores discursivos:

1)O SETOR MERCADOLÓGICO

É onde segunda a lógica do capitalismo, tudo é produzido e convertido em mercadoria para compra e venda, onde tudo é “coisificado”, onde até mesmo o ser humano é desconsiderado como pessoa e tratado como se fosse mais uma coisa, ao mesmo tempo, em que, um automóvel, por exemplo, por vezes é tratado como se fosse mais do que uma coisa, como se tivesse vida própria. Um mundo colorido de produtos que pretendem preencher o vazio existencial humano.

2)O SETOR MIDIÁTICO

É a mídia com sua grande força ideológica, que por meio da propaganda hipnótica cria o desejo pelo produto nas pessoas, e com o pior efeito possível produz nelas um “fetiche mercadológico” sem volta, transformando o estilo de vida das pessoas num estilo de puro consumo, considerado ingenuamente como o modo mais natural e normal do ser humano.

3)O SETOR RELIGIOSO

É um tremendo desserviço da escória religiosa ao próximo, já que em troca de qualquer gorjeta, a religião sacraliza o estilo de vida “capetalista”, e por meio de uma instrumentalização moral incentiva aqui e agora, um consumo feito a todo custo, como a promessa de entrada imediata no “novo céu e nova terra”. Daí, a prova de que os templos religiosos foram convertidos em nada mais nada menos, do que rentáveis shopping centers.

4)O SETOR POLÍTICO

É o setor regulador que serve para legalizar o sistema capitalista como ele foi montado ou se preciso for, reprimir e conter, de forma direta e indireta, qualquer levante contra tal sistema.

E por fim, o Prof. Marcos Oliveira, nos amina a uma REVOLUÇÃO GNOSIOLÓGICA – PAUTADA NO PENSAMENTO LIBERTÁRIO, num conjunto de ideações auto-conscientes para uma espécie de rebelião positiva contra a padronização mais típica do nosso SER (aquilo que está na moda), aquela que pretende fazer de nós, acéfalos repetidores numa acomodação acrítica.

Nas palavras de Freud:

“É impossível fugir a impressão de que as pessoas comumente empregam falsos padrões de avaliação – isto é, de que buscam poder, sucesso e riquezas para elas mesmas e os admiram nos outros, subestimando tudo aquilo que verdadeiramente tem valor na vida”.

Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário