sábado, 2 de julho de 2011

Autor ou um Finalizador?


Aqueles que estão familiarizados com o meu ensino, já conhecem a minha aversão direta quanto a todo tipo de processo de competição. O que penso ser um reflexo da minha adesão à espiritualidade cristã e ao seu modelo cooperativo de vida comunitária.



Seguindo a mesma linha crítica, proponho aqui uma reflexão:



Quando acontece um feito qualquer, e temos diante de nós um resultado, qual é a avaliação que devemos fazer procurando exercer justiça: Nomear um autor ou um finalizador?



Vou refazer a pergunta, criando um exemplo ordinário:



Durante uma partida de futebol, um jogador faz um gol.

Ele é o autor ou finalizador do gol?

Hoje em dia, é até bem comum o marketing futebolístico atribuir para tal jogador, certa marca gols... E o que sempre percebo é o discurso feito no sentido da autoria, de que o fulano competindo prevaleceu FAZENDO tantos gols.

Implico: Ele fez o gol, tudo bem, mas o autor do passe de bola, também não merece a mesma consideração? E quanto ao esquema de defesa do time adversário que falhou, será que de certa forma autoral também não contribuiu dentro do processo para realização do gol?


Eu particularmente, projeto e acredito num mundo mais cooperativo, e não faço avaliação de autoria, apenas reconheço o mérito de uma acertada finalização. Não acredito que exista justiça quando o ganho é para apenas um lado, entendo que todas as pontas devem ser favorecidas.



Que assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário