terça-feira, 12 de julho de 2011

Uma Reavaliação Pela Multiplicidade


Eu sempre olhei com desconfiança e discordei de um mundo onde fosse possível rotular com exatidão todas as coisas. Para mim, um mundo assim; bem definido, objetivo e concreto, não passa de um mundo pobre e limitado.

Tenho sim, valorizado o desenvolvimento de um número bem considerável de experiências para minha vida, e evitado a minha fixação numa referência identitária. Entendo muito bem que tudo o que é definido, ao mesmo tempo torna-se limitado. É uma lógica de oposição - quando nos definimos como aquele alguém, ao mesmo tempo definimos tudo aquilo que não somos e que também nunca seremos como um outro alguém.

Assim, alguns me chamam por esse ou por aquele nome, mas eu lá no fundo, nunca aceito uma identificação definitiva, porque se a aceitasse me fecharia automaticamente a todas as outras possibilidades de ser como pessoa.

O filósofo Marx bem nos lembra que não podemos nos identificar como o tal, que não estamos sozinhos em nossa escolha, que a condição histórica também determina muita coisa a nosso respeito. Lacan revendo Freud – com a máxima: “penso onde não penso que sou”, também nos dá a idéia do inconsciente comandando muito mais do que antes pesávamos. E mesmo Saussure com sua lingüística, nos ensina que não somos donos nem da nossa própria fala. Ou ainda, Foucault que nos alerta quanto as instituições disciplinares que dão o tom para nossa vida...

Enfim, os tempos são outros, as realidades são outras, as verdades que serviam no passado agora já estão obsoletas. Há de se pensar agora, que esta nova consciência vai exigir de nós uma reavaliação pela multiplicidade.

Múltiplos são os modos de ser, múltiplas são as possibilidades de redimensionamento do mundo. A minha proposta é sair com emergência da vidinha limitada, para experimentar uma nova brincadeira - daqui até a transcendência, num ousar pela multiplicidade de ser.

Que assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário