segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Agredir OU Regredir?


Eu sou contra todo tipo de violência – sou pela cultura de paz, e quem me conhece sabe do meu jeitão tranqüilo, quase zen de lidar com o mundo. Com a minha luta eu faço arte, e o que rola de mais forte num combate marcial é simplesmente o resultado do preparo físico e psicológico que a própria luta proporciona – é só uma diversão com fator ascético (risos).

Por outro lado, recorrendo a uma boa etimologia podemos compreender melhor a palavra/conceito "agredir" composta por "ad" (quer dizer "para a frente") e "gradior" (significa "um movimento"), portanto, agredir é um movimento positivo que nos movimenta para frente. É um estado de espírito veemente que equivale a progredir ou transcender, numa pro atividade em relação à vida, numa motivação contínua, numa determinação implacável, sendo que regredir é exatamente o contrário disso.

Agredir é bom, como um avanço pessoal, e também como forma de motivar um grupo de pessoas a seguir em frente. Estamos acostumados a agredir indo contra, mas podemos muito bem agredir indo a favor (de nós mesmos e do outro). Apenas torna-se algo patológico quando se converte em agressão destrutiva, podendo aí sim, atingir o que conhecemos como violência e crueldade.

“Se só de pensar em matar já matou
Então, eu prefiro ouvir o pastor:
- Filho meu, não inveje o homem violento e nem siga nenhum dos seus caminhos”
Rap: Racionais Mcs - Jesus Chorou

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Batismo da Luma: O Melhor Presente do Dia dos Pais








Ontem comemoramos o aniversário de 7 anos da Comunidade Batista em Sorocaba, aproveitamos para realizar alguns batismos, e coincidentemente era o dia dos pais, acabou sendo o melhor dia dos pais da minha vida, pois tive a honra e a felicidade de realizar o batismo da minha filha muito amada, a Luma.

Ela tem 11 anos, é uma menina inteligente, amorosa, e com muita maturidade entendendo a mensagem do Evangelho, por iniciativa própria pediu para professar a sua fé e ser batizada publicamente.

Eu agradeço muito a Deus em Cristo, pela vida dela - agradeço todos os dias da minha vida.

Agradeço a minha esposa, Luciana e a minha outra filha, a Luíza, aos meus familiares e amigos - aos que estavam lá no batismo como testemunhas, aos que ligaram depois dando os parabéns, e aos que sabendo agora vão se alegrar pela minha pequena.

Agradeço a Igreja Cristã Paulistana (ICEB) – ao Pr. Daniel da Silva e aos professores da EBD infantil que foram ao nosso lado como família, os primeiros discipuladores da Luma quando ela era pequenininha. Eu telefonei para o Daniel e contei sobre a decisão da Luma, ele sabe como nós amamos e somos gratos a esta igreja, mas precisava escrever e registrar mais uma vez.

E por fim, agradeço a todos os irmãos da Comunidade Batista em Sororocaba, ao Pr. Alexandre Robles que me deu esta oportunidade única como pai e ministro do Evangelho, e em especial a atual discipuladora da Luma, a Tia Zilda, que na hora do batismo da minha filha, lançou um sonoro e incentivador; “Luma, nós te amamos!”


AMÉM!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Igrejas...Que desapareçam os cretinos fundamentais!


Como sempre me desenvolvi na multiplicidade da vida, conheci todo tipo de pessoas; desde lutadores que resolvem as coisas no mano a mano, passando por intelectuais humanistas com um discurso que sempre acrescenta algo, até o pessoal que venho convivendo nas igrejas, por conta da minha fé na espiritualidade cristã reformada.

Em especial, no último ambiente descrito, o ambiente das igrejas, foi onde eu encontrei as melhores pessoas, aquelas que foram produzidas no Espírito (João 3.3), porém foi no mesmo ambiente onde eu também encontrei a maior quantidade possível de “cretinos fundamentais”.

É isso mesmo; cretino ou imbecil fundamental, tomando a expressão criada por Nelson Rodrigues, que o descrevia como: “aquela pessoa capaz de deturpar o que é óbvio”.

Pois é o que eu mais percebo, principalmente no zé povinho da onda neo-penteca, deturpando o que é mais óbvio na simplicidade do Evangelho em troca de gorjeta, ou de querer comprar um pedacinho de terra lá no céu.

O Nelson falava que a maior revolução do Século XX , foi a rebelião do cretino fundamental, que antes disso, o cretino aceitava o seu papel fundamental de cretino - a margem da sociedade, mas que começou a nascer (culturalmente) um monte deles, e por fim, eles se tornaram a maioria em nossa sociedade.

São os sinais dos tempos, do tempo dos cretinos fundamentais: das mocinhas desnudas descendo na boquinha da garrafa e assassinando a MPB, dos literalmente palhaços elegidos de forma democrática pela maioria povo para representação do próprio povo, e voltando a eles, do povinho que é a maioria na igreja evangélica brasileira, que só pensa em levar vantagem, que só pensa em botar dinheiro no bolso e explorar o semelhante.

Bom, falo a partir do contexto que conheço muito bem...

E afinal, se você não é um cretino fundamental, posicione-se sempre no mundo favorecendo o maior número de seres. Por uma nova consciência e convivência universal, que permaneçam mais pessoas como você e que desapareçam os cretinos fundamentais.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A Filosofia de Rocky Balboa


“E quando as coisas não vão bem; você procura alguém para culpar, como se fosse uma sombra. Mas eu vou te dizer uma coisa: O mundo não é um arco-íris, na verdade é um lugar bem ruim e sujo. E não importa o quão durão você seja; você vai apanhar e ficar de joelhos. Nem você, nem ninguém, pode bater mais forte do que a vida. Não se trata de como você é forte e de quanto você é capaz de bater, trata-se da sua capacidade de agüentar apanhar, ficar novamente de pé e seguir em frente. Assim a vida!."

Rocky Balboa - o pensador do cinema de ação