segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Agredir OU Regredir?


Eu sou contra todo tipo de violência – sou pela cultura de paz, e quem me conhece sabe do meu jeitão tranqüilo, quase zen de lidar com o mundo. Com a minha luta eu faço arte, e o que rola de mais forte num combate marcial é simplesmente o resultado do preparo físico e psicológico que a própria luta proporciona – é só uma diversão com fator ascético (risos).

Por outro lado, recorrendo a uma boa etimologia podemos compreender melhor a palavra/conceito "agredir" composta por "ad" (quer dizer "para a frente") e "gradior" (significa "um movimento"), portanto, agredir é um movimento positivo que nos movimenta para frente. É um estado de espírito veemente que equivale a progredir ou transcender, numa pro atividade em relação à vida, numa motivação contínua, numa determinação implacável, sendo que regredir é exatamente o contrário disso.

Agredir é bom, como um avanço pessoal, e também como forma de motivar um grupo de pessoas a seguir em frente. Estamos acostumados a agredir indo contra, mas podemos muito bem agredir indo a favor (de nós mesmos e do outro). Apenas torna-se algo patológico quando se converte em agressão destrutiva, podendo aí sim, atingir o que conhecemos como violência e crueldade.

“Se só de pensar em matar já matou
Então, eu prefiro ouvir o pastor:
- Filho meu, não inveje o homem violento e nem siga nenhum dos seus caminhos”
Rap: Racionais Mcs - Jesus Chorou

Nenhum comentário:

Postar um comentário